domingo, 16 de outubro de 2011

FÉRIAS COM SEU PET

NO CARRO, NO ÔNIBUS OU NO AVIÃO.
É comum, possuir animais como cães e gatos e se deseja
levar seu PET
em passeios e viagens, ou quando a família sai de férias escolares.
O que poucos sabem é que existe uma legislação específica para o transporte de animais de estimação, que visa não só a segurança de quem viaja, mas também
o conforto de passageiros e animais


Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo de número 235:
A condução de animais nas partes externas do veículo como caçambas ou com parte do corpo para fora da janela é infração grave e neste caso o condutor perde cinco pontos na carteira, e ainda paga multa de R$ 127,69;
Se o motorista for flagrado dirigindo com animais à sua esquerda ou entre os braços e pernas o condutor perde quatro pontos na carteira e paga multa de R$ 85,13 e é considerada infração média.
Embora a lei não obrigue a “retenção” dos animais de estimação em caixas ou coleiras, essa é a melhor maneira de transportá-los e para isso existem diversos acessórios preservando sempre o conforto dos animais. Entre os acessórios, o mais comum são as caixas para transporte que devem ter um tamanho adequado para que o bicho de estimação consiga ficar de pé e se virar. A caixa para transporte de cães e gatos deve ainda ser presa a um cinto de segurança especial acoplado ao cinto de segurança do carro. Existem também, cadeirinhas especiais para cães e gatos.
Mais uma opção para transportar animais de estimação, é isolar os bancos de trás com uma grade divisória, mas a melhor opção é treinar o animal desde filhote, recompensando-o sempre que ele ficar quieto dentro do carro, para que ele acostume com os passeios de carro.
Levar principalmente cães presos em caixas ou cadeirinhas evita também que o animal coloque a cabeça para o lado de fora do carro que além dos perigos óbvios, pode fazer mal a saúde do cão já que o vento forte resseca os olhos e pode causar otite.
Mais uma opção para transportar animais de estimação, é isolar os bancos de trás com uma grade divisória, mas a melhor opção é treinar o animal desde filhote, recompensando-o sempre que ele ficar quieto dentro do carro, para que ele acostume com os passeios de carro.

Levar principalmente cães presos em caixas ou cadeirinhas evita também que o animal coloque a cabeça para o lado de fora do carro que além dos perigos óbvios, pode fazer mal a saúde do cão já que o vento forte resseca os olhos e pode causar otite.

Para quem vai viajar de ônibus, deve consultar a companhia rodoviária antes, pois cada uma tem suas regras para o transporte de animais de estimação e algumas não aceitam esse tipo de transporte.


Já para quem vai viajar de avião, a utilização da caixa para transporte é obrigatória e o valor do transporta do bicho de estimação é cobrado de acordo com o peso do animal. Ainda no caso de transportar cães e gatos em avião, animais com menos de 10 kg podem viajar com os donos no avião, mas mesmo assim isto não é recomendado dado devido ao incômodo que o animalpode proporcionar aos outros passageiros, como latido ou miado, vômito ou excreção de fezes e/ou urina durante o vôo. Uma última dica para quem vai transportar animais de estimação seja de carro, ônibus ou avião, é não dar comida perto da hora da viagem, pois o bicho pode enjoar.

VISITE SEU VETERINÁRIO

O pior pesadelo que pode acontecer com quem viaja de avião é chegar ao aeroporto, fazer o check-in e perceber que não trouxe toda a documentação necessária. As mesmas regras se aplicam aos animais.Nada de documentos significa... nada de voo. Nos Estados Unidos, por exemplo, cada Estado tem a sua própria regulamentação sobre quais os tipos de animais de estimação que podem desembarcar [fonte: ODA - em inglês]. Os documentos mais exigidos pelas empresas aéreas são:- comprovante de vacinação contra raiva: a raiva é uma doença grave que pode comprometer não só os animais como também os seres humanos. Esta vacina é obrigatória para animais com mais de três meses de idade e deve ter sido aplicada há mais de trinta dias e menos de um ano antes da viagem. As seguintes informações também devem constar na carteira de vacinação: nome do laboratório, fabricante da vacina, data de aplicação e validade e principalmente a assinatura do médico veterinário.- certificado de inspeção veterinária: também conhecido como atestado de saúde. Este é um documento assinado por um médico veterinário (que deverá ter registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária) e que atesta que o animal foi examinado e que o mesmo não está doente. Esse atestado tem que ser emitido no máximo dez dias antes da viagem.Nada de documentos significa... nada de voo. Nos Estados Unidos, por exemplo, cada Estado tem a sua própria regulamentação sobre quais os tipos de animais de estimação que podem desembarcar. Os documentos mais exigidos pelas empresas aéreas são:- comprovante de vacinação contra raiva: a raiva é uma doença grave que pode comprometer não só os animais como também os seres humanos. Esta vacina é obrigatória para animais com mais de três meses de idade e deve ter sido aplicada há mais de trinta dias e menos de um ano antes da viagem. As seguintes informações também devem constar na carteira de vacinação: nome do laboratório, fabricante da vacina, data de aplicação e validade e principalmente a assinatura do médico veterinário.- certificado de inspeção veterinária: também conhecido como atestado de saúde. Este é um documento assinado por um médico veterinário (que deverá ter registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária) e que atesta que o animal foi examinado e que o mesmo não está doente. Esse atestado tem que ser emitido no máximo dez dias antes da viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUALQUER QUE SEJA A OPNIÃO... ELA É IMPORTANTE!