quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CUIDADOS PARA O BEM ESTAR DE SEU PET

Após a aplicação da vacina,
algumas reações colaterais
podem ocorrer.
Muito raras, elas podem ocasionar desconforto
no local em que a dose foi aplicada
e também problemas como febre,
vômito, diarreia, entre outros.

MODO DE TRANSMISSÃO


O contágio do vírus da raiva se propaga entre os animais de sangue quente, ou seja, os mamíferos e as aves. A contaminação é direta, por mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos, entre outros que já estão infectados.
"Os bichos que vivem nas ruas apresentam um risco maior de contágio, assim como os que habitam sítios e fazendas, pois a probabilidade de estarem em contato com outros infectados e de não estarem vacinados é maior do que nas regiões urbanas", diz Marcelo Quinzani, médico veterinário e diretor clinico do Hospital Veterinário Pet Care. "A saliva do animal é que fica infectada. Deste modo, qualquer machucado ou feriada pode se tornar um local de contágio", alerta o veterinário.
Sintomas
Os sintomas de animais com raiva possuem três fases. Na primeira, há predomínio da ansiedade. Depois, verifica-se agressividade e fúria no bicho. A terceira etapa é denominada, fase paralítica. Nela, o animal não consegue movimentar a mandíbula e a língua, portanto, não come, não bebe água e também fica sem engolir a saliva.
"Um animal com esses problemas pode apresentar convulsões e o óbito acontece em 100% dos casos", diz Quinzani. Em caso de mordida, o animal deve ir imediatamente ao veterinário e ficar em observação por no mínimo 10 dias.
A vacina mantém os animais livre do perigo e ajudam a manter um nível baixíssimo de incidência da doença", finaliza o veterinário.
Um dos problemas mais comuns a cães e gatos são os vermes intestinais. O dano que uma verminose pode causar a saúde do animal e os sintomas que o bichinho pode vir a apresentar vão variar de acordo com o tipo de parasito e a quantidade presente no organismo. Dentre os sintomas mais comuns temos a diarréia, fezes com sangue, inapetência (falta de apetite), vômito, anemia e problemas de pelagem.
O que muita gente não sabe é que muitos vermes que parasitam cães e gatos também parasitam o homem. Vamos conhecer alguns dor vermes mais comuns e aprender porque é tão importante a vermifugação.A contaminação ocorre pela ingestão de pulgas.
Uma das maneiras que cães e gatos coçam o corpo é através de pequenas mordidas e é comum que durante aquela coceirinha, alguma pulga seja ingerida. O verme se desenvolve no intestino do animal e é eliminado nas fezes. Esse parasito é conhecido por parecer um grão de arroz e pode ser facilmente visto nas fezes. O Dipylidium caninum também pode acometer o homem.
Nesse caso para controlar a verminose, além de um vermífugo, é importantíssimo o controle das pulgas!A contaminação ocorre por ingestão de agua e alimentos contaminados ou pela penetração através da pele, onde atingem a corrente sanguínea, chegando ao intestino. Em filhotes a contaminação pode ocorrer pela ingestão do leite materno (A. caninum). Como esses vermes se alimentam da mucosa intestinal, é comum observar sangue nas fezes, fezes escuras e diarreia.
Em qualquer verminose, a maneira mais correta de identificar qual o verme que está infectando o animal é através do exame de fezes. Como os vermes não são eliminados nas fezes diariamente, é importante que se colete as fezes durante 3 dias consecutivos, aumentando as chances de encontrar o parasito.
De todo modo, a vermifugação periódica é recomendada de acordo com o estilo de vida do seu animal. Animais que vão sempre a rua e convivem com outros animais, devem ser vermifugados com mais frequencia. Filhotes devem ser vermifugados aos 30 dias de vida, juntamente com a fêmea. Recomenda-se também a vermifugação antes da vaciinação, pois um animal parasitado pode ter sua imunização comprometida, diminuindo a produção de anticorpos.
Procure o veterinário do seu animal para que ele prescreva o vermífugo adequado, com dose e frequencia correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUALQUER QUE SEJA A OPNIÃO... ELA É IMPORTANTE!