domingo, 30 de outubro de 2011

CÃO CORAGEM...

Cadela evita roubo e é baleada em Araçatuba, SP
Moradores já haviam sido rendidos por um marginal armado,
mas foi impedido pelo animal de estimação.
A cadela 'Maggie', da raça sharpei, que enfrentou dois bandidos durante um assalto virou heroína em Araçatuba, a 527 km de São Paulo. Maggie tem 3 anos e uma coragem que impressiona. O bandido armado já tinha rendido a família quando ela atacou. Foram momentos de muito medo. A cadela acabou baleada.
As marcas de sangue ainda estão no chão da casa. O assaltante fugiu sem levar nada. E, antes mesmo de chamar a polícia, a família socorreu a cadela. O veterinário que estava de plantão percebeu que a situação era grave.
Ela está debilitada. Por isso, deve ficar em observação por pelo menos uma semana. Mas os veterinários acreditam que a recuperação dela será bem rápida. Quando voltar para casa, Maggie receberá muito carinho, promete a família.
A origem do Shar-Pei é incerta. Pode ser um descendente do Chow Chow, a quem assemelha-se pela "língua azul". É possível que tenha surgido inicialmente no Tibete ou no Norte da China há 20 séculos, sendo que os primeiros exemplares da raça eram bem maiores do que os atuais O tipo físico original do Shar-Pei foi se perdendo na própria China, a partir do final da década de 40. Foi o preço pago pelo mundo canino em conseqüência da Revolução Comunista no país, em 1949. Nessa época, a raça quase foi extinta. A posse de cães e outros animais de estimação virou um luxo proibido. Abriu-se uma exceção para os cães de camponeses que comprovadamente os usavam para caça. Os demais só poderiam ter o direito de existir se seus proprietários arcassem com multas altíssimas. Caso contrário, a sentença era a execução,cumprida pelos soldados de Mao Tse Tung. Os cães "não trabalhadores" do país viram alimento para o povo esfomeado
De aparência exótica e bastante singular, o Shar-Pei é um cão compacto, ágil e forte, caracterizado pela pele solta que forma pregas pelo corpo. Tem orelhas pequenas e retangulares, dobradas em direção aos olhos. Sua cauda é vertida em direção ao tronco e sua pelagem é curta e eriçada.
Parece estar sempre um pouco "triste", mas é um cachorro alegre e que se adapta bem à casa.
Tranqüilo e leal, tem particular facilidade em se relacionar com as crianças.
A principal característica física da raça – a abundância de rugas – foi recentemente alterada pelos chineses, mas quando filhote é considerado o cão mais enrugado do mundo.
Essas características rugas do Shar-Pei requerem cuidadas especiais, já que entre suas dobras acumulam-se facilmente sujeira e umidade, podendo ocasionar seborréia, dermatite e micose, eventuais feridas na pele (que podem evoluir para um câncer de pele) e mesmo mau cheiro.
APARÊNCIA GERAL: forte e compacto. Shar-Pei significa "Pele de Areia". A pele deve ser flexível e áspera, enquanto a pelagem é curta e eriçada. Na sua infância, ostenta pesadas pregas por todo o corpo. No cão adulto, as pregas pronunciadas, ficam limitadas á cabeça e cernelha.
PROPORÇÕES IMPORTANTES: o comprimento do tronco, do esterno à nádega, é, aproximadamente, igual à altura na cernelha; as fêmeas podem ter o tronco, sutilmente, mais longo. O comprimento do focinho é, aproximadamente, igual ao do crânio.
COMPORTAMENTO - TEMPERAMENTO: ativo e ágil. Calmo, independente leal e afeiçoado às pessoas.
CABEÇA

REGIÃO CRANIANA: o crânio é arredondado e largo na base, mas achatado e largo na frente.

PREGAS:
as pregas da pele, na cabeça, devem ser profundas sem, entretanto, obstruir os olhos. A descrição chinesa da forma da cabeça é "Who Lo Tau", que significa, cabaça. Essas rugas fazem, na fronte, uma marca, que reporta ao Símbolo da Longevidade na China. Essa característica é essencial para a raça, porque, a Marca da Longevidade, aparece, apenas, em felinos, como os tigres e os leões. Em cães, apenas, nas raças do tipo mastife.

Cuidados:

Alimentação: Forneça ração de boa qualidade ao seu cão 2 vezes ao dia na quantidade indicada pelo fabricante. Comida caseira, gordura, farináceos e molhos são prejudiciais, por não conter o nível nutricional essencial que seu cão necessita, podendo causar também dermatite. Não esqueça de deixar a disposição água fresca à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUALQUER QUE SEJA A OPNIÃO... ELA É IMPORTANTE!