sexta-feira, 13 de novembro de 2009

COLABORAÇAO: Mavro Liere

AMIZADE VERDADEIRA NÃO EXISTE APAGÃO
Este post é para quem gosta de cachorros. VISITE! - http://www.mentalfloss.com/blogs/archives/40324
Veja uma compilação de vídeos onde filmaram a chegada de vários soldados americanos, depois de meses no Iraque, em suas casas e sendo recebidos pelos seus cães de estimação. Quem tem cachorro em casa sabe bem o que é isso. Eles já ficam numa alegria danada quando te vê chegando de trabalho, imagina depois de uma longa temporada longe de casa.




Inúmeras vezes são apresentadas, uma infinidade de problemas comportamentais ao seu veterinário.

Um cão agitado demais, agressivo, barulhento, que se coça incessantemente... Quantas vezes a mesma queixa de que o cão apenas se alimenta se for dada a ração na boca... Ou ele não aprende onde deve fazer xixi, só faz no tapete da sala...Não posso sair de casa, porque ele late sem parar, já estou prestes a ser expulsa do condomínio... Digo que os problemas são de difícil solução porque são raros os proprietários que reconhecem que a origem da problemática é ele próprio e procura de alguma forma corrigir o seu modo de se relacionar com seu animal.
A maior parte dos problemas psicológicos dos cachorros se deve a falta de adequação do dono com seu cão.
A convivência com o homem e a vida em apartamento são seguramente as maiores causas das neuroses dos animais. Os cães que tem mais espaço e não vivem grudados ao dono, tem uma vida mais próxima da original, desta forma são candidatos menos prováveis a problemas emocionais.
O proprietário jamais vai perceber que dar comida na boca do seu animal, vai criar uma dependência, onde na hora da comida, é o momento que o momento em que o seu animal tem como particular.
Com certeza o seu animal sabe o lugar correto de urinar, mas insiste em fazer no tapete para que o seu dono o perceba e lhe dê mais atenção, mesmo que seja uma bronca.
Se os vizinhos do condomínio reclamam que o cão late muito tempo seguido, é porque criou uma dependência física com seu dono, que provavelmente desde que era filhote, evitava deixar sozinho ou mesmo demonstrava a quantidade de culpa por ser obrigado a fazer tal coisa.
Qualquer modificação abrupta que a família faça, pode acarretar nos cães crises de depressão e ansiedade. Nestes momentos o animal pode mudar radicalmente o seu comportamento e pode se tornar agressivo, letárgico, provocar ferimentos em seu corpo ou adoecer.É preciso que o proprietário perceba de que maneira o seu animal enxerga o mundo. Só assim ele poderá perceber pequenos detalhes no comportamento e entender e preencher as carências. A relação dono X cão, deve ser de respeito, amizade, carinho e não de dependência.
O tratamento dos distúrbios comportamentais dos cães está atrelado à correção do que o causou, ou seja: dono + ambiente. Nestes casos a melhor solução é alterar de forma gradual a rotina do animal corrigindo em conjunto a causa – excesso ou falta de atenção do proprietário.
Drª. Marluce Barroso
Medica Veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUALQUER QUE SEJA A OPNIÃO... ELA É IMPORTANTE!