quinta-feira, 19 de novembro de 2009


SIGNIFIADO de CLEÓPATRA: "GLÓRIA DE SEU PAI". KLEOS: "GLÓRIA" E PATER "PAI".Origem:Grego
Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país. Filha de Ptolomeu XII com sua irmã, ela subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai. Contudo, ela teve que dividir o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII (com quem casou), e depois, com Ptolomeu XIV.

Cleópatra não era egípcia mas membro da dinastia macedônia de governantes dos Ptolomeus. Apesar de seus dois irmãos terem co-governado uma vez, como eles eram novos, ela efetivamente governou sozinha aos 17 anos.
Sua aliança política com o líder romano Julio Cesar ajudou que ela vencesse a guerra civil do Egito. Ela cimentou esta relação dando a ele um filho, Caesarion que morreu mais tarde. Mas seu grande amor foi o general romano, Marco Antonio, que lutou ao seu lado em Actium contra o imperador Octaviano. Eles foram derrotados e Cleópatra se envenenou - talvez com uma cobra venenosa – dias após o suicídio de Marco Antonio.
Dois mil anos após a sua morte, pesquisadores tentam desmentir duas das mais conhecidas histórias a respeito Cleópatra: ela jamais surgiu diante do imperador romano Júlio César desenrolando-se de um tapete oriental e também não se matou com a picada de uma cobra Naja, imagem imortalizada em pinturas, filmes e livros. A obra sustenta ainda que a beleza certamente não era um de seus mais importantes atributos e para isso se baseia nos escritos da época, os quais nunca fazem menção especial a sua aparência física.

Você reza na sua aflição e na sua necessidade...
quem dera que você rezasse também na plenitude da sua alegria."
(Gibran Kahlil Gibran)



O filósofo francês Blaise Pascal, que era um devotado admirador da rainha, afirmou certa vez que o belo formato de seu nariz mudara para sempre a história do mundo. Informação contestada no ano passado quando foi divulgada uma moeda cunhada com o perfil de Cleópatra em que o seu septo nasal se assemelha ao caricato perfil das bruxas.
Segundo o historiador grego Herodotus, as mulheres tinham independência política e social e foi nesse meio que se forjou a personalidade exuberante e determinada de Cleópatra, que aos 18 anos, com a morte do pai, assumiu o reino. Conta a tradição que ela falava diversos idiomas, tinha inteligência acima da média e era considerada uma deusa pelos súditos. Sempre teve autonomia para estudar, escolher o próprio marido e até promover o que hoje se chama divórcio – prerrogativas que não existiam entre as mulheres romanas. No livro da arqueóloga inglesa, sobre a “A ÚLTIMA RAINHA DO EGITO”, a descreve como sendo uma mulher, racional e não movida emocionalmente: “Ela tem de ser compreendida como a rainha que era, pragmática e determinada, e não como uma consorte dos romanos.”
Anubis era um deus antigo, guiando os mortos a caminho do submundo muito antes de Osíris ter se transformado em um deus importante. Entretanto, ao ajudar Ísis a mumificar Osíris depois de sua morte, ele também se tornou o santo benfeitor dos embalsamadores.
Anubis era associado com Ma’at, a deusa da justiça. Os egípcios acreditavam que quando você morresse, você viajaria pelo Corredor dos Mortos. Lá, Anubis pesaria o seu coração contra a pluma de Ma’at, estabilizando a balança primeiro para garantir exatidão. Se o seu coração pesasse mais do que a pluma, ele seria comido pelo demônio.

NAJA: Cobra da família Elapidae, natural do Sul da Ásia e da África. São conhecidas pelos nomes populares de cobra-capelo ou cobra-de-capelo. São animais peçonhentos, agressivos e bastante perigosos. Algumas espécies têm a capacidade de elevar grande parte do corpo e/ou de cuspir o veneno para se defender de predadores a distâncias de até dois metros. Outras espécies, como por exemplo a Naja tripudians, dilatam o pescoço quando o animal enraivece. Existem várias espécies. Uma gota desse veneno é capaz de matar 40 camundongos.COBRA CORAL:Encontradas em todo o País, têm hábitos noturnos e praticam o canibalismo. Durante o dia descansam. Responsáveis por apenas 1% dos acidentes registrados. A coral é considerada a mais perigosa do Brasil.
PESQUISE: www.guiabutanta.com

O nome Boitatá é uma palavra de origem tupi-guarani e,seu significado é : boia = cobra,e atatá = fogo, uma grande Cobra, transparente que incandescia como se estivesse queimando por dentro. É um fogo de cor azul-amarelado, que não queima o mato seco e nem tampouco esquenta a água dos rios, o fogo simplesmente rola, gira, corre, arrebentando-se e finalmente apagando-se.
A LENDA
Há muito tempo atrás , uma noite se prorrogou muito parecendo que nunca mais haveria luz do dia.Uma noite escura como breu, sem estrelas, sem vento, e sem barulho dos bichos da florestas ,um grande silêncio.
Os homens viveram dentro de casa, a comida começava a faltar, a lenha para manter o fogão a cesso começava a faltar, os braseiros se apagando e era preciso poupar a lenha.
Naquela escuridão fechada era impossível, até para os mais experientes dos homens criados na floresta conseguir caminhar por ela.
A noite seguia sem ir embora.Na escuridão não se ouvia nada apenas um único canto ainda resistia era só o do Quero-Quero(espécie de Gavião),que de vez em quando cantava.Fora este pássaro, o silêncio predominava na aquela noite sem fim.
Os dias passando e começou a chover muito, os campos foram sendo inundados , as lagoas não mais suportavam a capacidade de água e transbordaram inundando tudo, apenas uma pequenas coroas(pequena porção de arreia que permanece no rio, semelhante a uma ilha)restaram .Muitos animais foram morrendo.
E uma grande cobra que vivia em repouso despertou, com fome, e passou a se alimentar dos olhos animais mortos,e a água foi baixando,e a cada hora mais olhos a cobra grande comia.
E a cada olho que a cobra comia ficava com um pouco da luz do ultimo dia que os bichos tinham visto no último dia de sol, antes da noite grande que caiu.
E devido a tanta luz que tinha ingerido, o seu corpo foi ficando transparente.
A grande cobra já era vista e temida na região bem antes de se tornar a terrível boitatá, quando a virão depois do acontecimento da noite não a conheceram mais e julgando que era outra, chamam-na, desde então, de boitatá.E muitas vezes a boitatá rondou as rancheiras, faminta .
E os homens, por curiosos,e com bastante medo olhavam pasmados, para aquele grande serpente, transparente clareando por onde passava. Com o passar de algum tempo, a grande cobra temida por todos a boitatá morreu de fraqueza, porque os olhos comidos encheram-lhe o corpo mas não lhe deram sustânciaE foi então que a luz que estava presa escapou e o sol apareceu de novo,foi aparecendo devagar,primeiro clareando,sumindo as estrelas com o clarear, os raios foram a parecendo, em fim a bola de fogo surgiu no céu ,era o Sol que voltava a cumprir sua função de fazer o dia.
A afinação Rio Abaixo seria originada na lenda de que o Diabo costumava descer os rios tocando viola nessa afinação e, com ela, seduzindo as moças e as carregando rio abaixo. Do violeiro que utiliza esta afinação diz-se, eventualmente, que pode estar enfeitiçado ou ter feito pacto com o demônio. Acredita-se que a arte de tocar viola seja um dom de Deus, e quem não o recebeu ao nascer nunca será um violeiro de destaque. Porém, a lenda diz que mesmo a pessoa não contemplada com este dom pode adquirir habilidade de um bom violeiro. Uma das opções seria uma magia envolvendo uma cobra-coral venenosa e é conhecida como simpatia da cobra-coral. Outro modo seria fazer rezas no túmulo de algum antigo violeiro na sexta-feira da paixão. Há ainda a possibilidade de o violeiro firmar um pacto com o Diabo para aprender a tocar viola.
O pesquisador Antônio Candido conta que na região da Serra do Caparaó, assim como em outras, o Diabo é considerado o maior violeiro de todos. Tal mito explica a quantidade de histórias, em todo o Brasil, de violeiros que teriam feito pacto com o Diabo para tocarem bem. Porém, o violeiro que faz este tipo de pacto não vai para o inferno já que todos no "céu" querem violeiros por lá.
Uma característica dos violeiros típico do nordeste são os duelos de tocadores. Todo bom violeiro se auto-afirma o melhor da região. Se outro violeiro o contraria, o duelo está começado.
Em certas regiões, por tradição, as violas carregam pequenos chocalhos feitos de guizo de cascavel, pois segundo a lenda, tem poder de proteção para a viola e para o violeiro. Segundo contam os violeiros de antigamente, o poder do guizo chega a quebrar as cordas e até mesmo o instrumento do violeiro adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUALQUER QUE SEJA A OPNIÃO... ELA É IMPORTANTE!