sexta-feira, 23 de outubro de 2009

OS SABORES FITOTERÁPICOS



O reino vegetal possui a nobre missão de apoiar o homem não somente na sua necessidade básica de alimentação, no fornecimento de matérias primas diversas, na prevenção e recuperação da saúde física e mental, mas também desempenhando a tarefa de auxiliar na manutenção das vibrações em padrões dos níveis de felicidade, otimismo, serenidade, alegria e beleza.
Segundo a Fitoterapia chinesa, as propriedades energéticas dos medicamentos, essência e forma, são a base para a compreensão do seu uso e a definição dos locais de ação. Os sabores dos fitoterápicos identificam a real natureza dos mesmos. Assim o:
Sabor ácido elimina a toxicidade, tem ação harmonizante e atua como carminativo, a exemplo da casca da tangerina (Citrus nobilis);
Sabor amargo estabiliza o sangue e o fluxo menstrual podendo ainda possuir ação catártica (purgativa) e influenciar as funções do fígado, como a jurubeba (Solanum pniculatum), o boldo (Peumus bolus) e o barbatimão (Stryphnodendron barbatimão);
Sabor doce possui ação tonificante e suavizante (calmante), como a raiz da alcaçuz (Glycyrrhiza glabra);
Sabor picante tem ação centrífuga que direciona o fluxo para a pele estimulando a abertura dos poros e a sudorese, a exemplo do gengibre ( Zingiber officcinalis), da canela (Cinnamomum zaylanicum) e o hortelã (Mentha piperita);
Sabor salgado exerce efeito tônico e hipertensor como o casco da tartaruga, considerado fitoterápíco pelos chineses;
Sabor aromático envolve, ao mesmo tempo, o olfato e o paladar e por ser muito etéreo atua num nível mais sutil, abrindo os orifícios superiores devido a capacidade de ascender a ação dos medicamentos para a cabeça, onde o aromático consegue penetrar em uma espécie de barreira viscosa, fleuma, que turva os orifícios, a exemplo da Erva Cidreira (Melissa officinalis) já tão conhecida como sedativa e de nosso uso cotidiano.


Além dos sabores mencionados existem, também, os sabores: evidente como a canela que é doce e picante e o sutil como a semente do pêssego que é simplesmente doce e isto faz com que sua ação suavizante aja desfazendo nódulos endurecidos gerados pela estagnação do sangue.

A fitoterapia chinesa classifica os fitoterápicos quanto a sua natureza energética em: Frios (fortemente refrigerante), quentes (fortemente calorificante), refrescante (pouco refrigerante), amornantes (pouco calorificantes) e neutros(em equilibrio). Vejamos alguns:
Âmbar (Pinus sucenifera Conv.) a parte utilizada é a resina fossilizada. Possui propriedades energéticas como doce e neutro. Os locais de ação são o coração, fígado, intestino delgado e bexiga.
Funções : a) acalma a mente (insônia, nervosismo, ansiedade, agitação, manias, sono agitado e pesadelos); b) convulsões infantis e convulsões histéricas; c) promove a diurese e a circulação do sangue (casos de obstrução do fluxo de urina com cólicas intensas, para expelir cálculos urinários, amenorréia, ausência de menstruação, sangue estagnado por trauma, furúnculos, etc).
Precauções e contra-indicações: usar cuidadosamente em pessoas com deficiência de sangue ou com calor-excesso no interior, sem sangue estagnado. A razão é que o aumento da circulação de sangue agrava os sinais de calor, por isso as ervas que refrescam o calor devem ser associadas.
Doses: 900mg a 3g. em pó ou pílulas.
Açafrão (Curcuma longa L.): A parte utilizada é a raiz. Possui propriedades picante, amarga e refrescante. Os locais de ação são fígado, coração e vesícula biliar.
Funções: Para estagnação do sangue em vários locais(no fígado, no útero, dor anginóide, palpitações, amenorréia, menstruação dolorosa, etc), facilita o fluxo de bílis sendo indicada para eliminação de cálculos da vesícula biliar, alivia o calor da membrana que reveste o coração (pericárdio) e acalma a mente (agitação, delírio, convulsões, mania e confusão mental, ansiedade, revolta e excessos de raiva).
Precauções e contra indicações: usar cuidadosamente em pessoas com deficiência de sangue pois pode aumentar muito a velocidade da circulação do sangue gerando sintomas como palpitações, sangramentos, insônia, etc. Doses: 3 a 9 g. em decocção
Gengibre (Zingiber officinalis). A parte utilizada é a raiz. Possui propriedades picante e amornante. Os locais de ação são o pulmão, estômago e baço.
Funções: Faz suar eliminando o frio exterior ou quando penetra no pulmão causando tosse. Indicado para sintomas como amenorréia, digestão lenta, dor no estômago. Particularmente usado em intoxicações por acônito, pinelia, carne de peixe ou carangueijo estragados. Também baixa o colesterol.
Precauções e contra indicações: Em casos de náuseas e vômitos por calor no estômago a ação amornante do gengibre vai aumentar o calor nesse órgão agravando os sintomas.
Valeriana (Valeriana officinalis): As partes utilizadas são a raiz e rizoma. Possui propriedades amarga, picante e amornantes. Os locais de ação são o fígado, coração e o baço.

Funções: Para padrões de nervosismo, palpitações, insônia, irritabilidade, boca amarga, dor abdominal e dores articulares migratórias.
Precauções e contra indicações: A administração de doses excessivas de Valeriana provocam cefaléia, excitação mental, delírio, alucinações e espasmos. O tempo de uso deve ser de 8 a 10 dias com intervalo de 30 dias. Doses: 6 a 15 g. em decocção ou 2 g. sob a forma de pó em pílulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUALQUER QUE SEJA A OPNIÃO... ELA É IMPORTANTE!